sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CD News – Seasick Steve

Jools Holland é um músico inglês, pianista para ser mais exato. E, também é o apresentador do fantástico programa “Later with Jools Holland”, no qual se apresentam, AO VIVO, (e faço questão de destacar!) os mais fantásticos, incríveis, reconhecidos, alternativos nomes do pop rock mundial.

Procurando por algumas apresentações no You Tube, eis que descubro essa figura – Steve Seasick. Um norte americano, nascido no Califórnia, hoje com 68 anos de idade, e que desde os 8 anos toca guitarra e, de repente, um dia descobriu que tocava blues.

Desde os anos 60, está na ativa, tocando com nomes como Janis Joplin, Joni Mitchell e ja chegou até a “fazer uma palhinha” com Kurt Cobain.

Seasick tem 4 álbuns lançados, sendo o último nesse ano e se chama “Man from another time”. Só por esse vídeo, fiquei interessado em conhecer o repertório dessa figura.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CD News – Lados opostos

THESE NEW PURITANS - “Beat Pyramid”

puritansNão me lembro o que estava procurando na net, quando me deparei com uma lista 2008 Best of. Uma relação que alguém fez contendo as 100 melhores faixas de 2008 (postarei a lista toda depois).

Ouvindo a listinha, me deparei com These New Puritans, um quarteto inglês, de Southend que traz um vigor sonoro fantástico.

Pense no seguinte: elementos do pós-punk inglês final dos 80 (tipo The Fall, Pil, Bauhaus, Joy Division, etc) com um baixo bem pronunciado, batidas robustas e teclados complementando tudo numa vigorosa e intensa sonoridade.

É assim o som desses caras. Aconselho muito a conferir, principalmente as faixas: Numerology, Elvis e Swords of Truth (vejam as duas últimas nos vídeos abaixo).

KATIE MELUA - “Piece by Piece”

meluaAgora, mudando o canal para algo bem mais tranquilo e muito agradável.

Katie Melua, essa bela mulher detentora de incríveis olhos verdes (só pra compravar…), vem da Geórgia (uma das repúblicas da Ex- URSS).melua2

Passou pela Irlanda e foi em Londres que iniciou sua carreira com o álbum “Call off the Search”, trazendo elementos do jazz, do blues com uma pitada pop.

Com o álbum “Piece by Piece”, Katie Melua ganhou maior destaque internacional e ao ouvi-lo, suas canções me remeteram à Jane Monheit.

Se este estilo está entre os seus preferidos, confira!

Ouçam no Katie Melua Official Site

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CD News – Mudando os ares

YEAH YEAH YEAHS - “It´s Blitz!

yeah

Quando esse trio de Nova York lançou seu primeiro álbum, em 2003, (“Fever to Tell”) fiquei interessado e fui ouvi-lo.

Trazia uma certa criatividade em suas faixas, mas ainda assim, o foco era ruidoso, quero dizer, guitarras esganiçadas, distorcidas, vocais em “leve desespero”. Bom, mas ainda apresentando uma certa “mesmice”.

Eis que sai o terceiro álbum, “It´s Blitz!” (do segundo eu não ouvi uma faixa se quer) e, de repente, uma nova sonoridade se apresenta.

No lugar daquelas distorcidas e ruidosas guitarras, ouve-se um teclado e batidas numa linha mais eletro-synth pop.

Ao invés de vocais desesperados pelo grito, há vocais desesperados em sussurros.

Se no primeiro álbum, as faixas eram flat na sua cadência, nesse há oscilações bem interessantes – ora mais dance, ora mais eletro, ora mais lento, enriquecendo a linha melódica da banda e mostrando sua versatilidade.

Continuo criativo, com parcimônia, mas bem interessante.

Ouçam no Yeah Yeah Yeahs Official Site

BEIRUT - “Gulag Orkestar”

beirut Olha, tem coisa que não se explica, não se entende, e às vezes, assusta.

Partindo do princípio que tudo vem do começo, vamos começar pelo início.

1 – Beirut (!) é uma “banda de um cara só” que vem de Albuquerque, uma cidade do Novo México-EUA (???)

2 - O primeiro álbum desse cara chama-se “Gulag Orkestar”. Orkestar é simples… “Orquestra”. Gulag, já não é tão simples assim.

Gulag = Glavnoye Upravleniye Ispravitelno-trudovykh Lagerey i kolonij, que em português significa "Administração Geral dos Campos de Trabalho Correcional e Colônias" na ex-URSS.

3 – a sonoridade mescla folk music do leste Europeu com bandolins, acordeões, percurssão e por aí vai.

Creio que seja um típico caso daqueles que ao vivo é show, mas no cd… tem que ouvir pra entender.

Sei que ele já lançou outros dois álbuns e uma de suas canções fez parte da trilha sonora da mini-série “Capitu”.

Ouçam no Beirut Official Site

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CD News – Saindo do forno

ASTRID WILLIAMSON - “Here Come the Vikings”

astrid Já ouviu falar em Goya Dress? Não???? Nem eu! Mas Astrid Williamson era a frontperson desta banda. (vou procurar algo deles, já que o nome me chamou a atenção…lá vou de novo julgando pela capa).

Astrid Williamson começou sua carreira solo em 1996 e já tem 3 álbuns lançados. Na verdade, “Here Come the vikings” é o quarto de álbum desta inglesa de Brighton que acaba de sair.

Sua formação em piano clássico só deu um toque ainda mais sofisticado à sua sonoridade adult-pop. E sua voz forte, imponente consegue trazer suavidade às suas canções.

Como acontece com muitas cantoras deste estilo, uma sempre “lembra” outra, mas isso não tira o seu talento.

Ouçam no Astrid Williamson Official Site

DEERHUNTER - “Rainwater Cassette Exchange”

deer Deerhunter é um quarteto americano de Atlanta. Estão na estrada desde 2001, mas suas influências vem do final dos anos 80/início dos 90.

O som deles mescla um noise-pop/shoegaze, uma certa dose de experimentalismo e aquela cadência indie.

Um som, até onde pude conhecer, bem legal e que nem de longe me remeteria a uma banda americana.

Eles estão lançando um EP chamado “Rainwater Cassette Exchange”, mas não deixe de conferir os álbuns: “Deerhunter” , “Cryptograms” e “Microcastle”.

Ouçam no Deerhunter no MySpace

DIRTY PROJECTORS - “Bitte Orca”

dirty One man project…vários músicos contribuindo….muitos álbuns lançados….esse é o resumo do histórico do Dirty Projectors.

Dave Longstreth é o mentor deste projeto, iniciado em 2000 e já com 7 álbuns lançados.

Eles circulam num experimentalismo synth-eletro-pop e indie rock. Tem hora que o som é isso mesmo o que você acabou de imaginar, uma grande zona, sem muita qualidade, sem um “norte”.

Ouçam no Dirty Projector no MySpace

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin