sexta-feira, 30 de maio de 2008

Joy Division "Control" - O Filme

No início do ano tivemos a Mostra de Cinema de São Paulo e "Control" foi um dos filmes que me chamou a atenção, claro, por retratar a vida de Ian Curtis e do Joy Division.

Ícone único da cena 80´s inglesa, Joy Division marcou muitos com suas canções soturnas, letras fortes, pesadas, mas belíssimas. E isso vale até a clássica "Love will tear us apart" (aliás, você não sabe o que está perdendo por não conhecer toda a discografia da banda).

O filme traz um Ian Curtis perturbado, mostra o seu dia-a-dia com a esposa e filho e, naturalmente, com a banda, inclusive em apresentações ao vivo. É claro, que tudo é interpretado por atores (não esperem um documentário com o verdadeiro Joy Division).

Vale a pena ver o filme e curtir as canções.

CD News

Thao Nguyen

Apesar do nome Vietnamita, essa é uma banda americana. Na verdade, Thao Nguyen não é o nome da banda, mas sim da vocalista e compositora que, em conjunto com outros amigos da Universidade, tornaram público o que ela cantava somente para ela.

Thao Nguyen é o que poderíamos chamar de um alternative folk, ou seja, a levada folk-pop está lá presente, mas não se deixa levar totalmente por ela, pelo contrário, imprime um tom diferenciado não apenas na sonoridade, com batidas e efeitos, como também nos vocais, os quais têm a sua personalidade.

Ouçam no
http://www.myspace.com/thaomusic

The Bird and the Bee

Dupla californiana formada por Inara George nos vocais e Greg Kurstin, instrumentos em geral.

A voz doce, suave, com leves sussurros, se encaixa perfeitamente com a melodia tranqüila, batidas sutis, teclados fazendo o pano de fundo com equilíbrio.

Um pop alternativo com muita qualidade. Vale a pena conferir!

Ouçam no
http://www.myspace.com/thebirdandthebee

Ghostland Observatory

Duo americano de eletro-pop que vai nesse linha meio minimalista de Daft Punk e afins. Até apresenta umas batidas interessantes, mas os vocais destroem (pelo lado negativo mesmo).

Ouçam no
http://www.myspace.com/ghostlandobservatory

The Satelliters

E mais um revival pra constar na lista. As fontes, desta vez, são bandas dos anos 60 – Byrds, Animals, etc. A inspiração se estende até as capas dos álbuns desses alemães.

Curte o estilo? Então, aproveite!

Ouçam no http:www.myspace.com/thesatelliters

quinta-feira, 22 de maio de 2008

CD News

Pendulum

Sua praia é Drum & Bass? Não deixe de ouvir o que esses caras do Pendulum tem a oferecer. Ritmos, batidas e efeitos em alta rotação, com leves nuances de pop rock em algumas faixas.

Ouçam no
http://www.myspace.com/officialpendulum

Keith

Essa dica veio de uma fonte muito especial, Mike Joyce, o ex-baterista dos Smiths. Isso mesmo, ouvi um podcast dele no qual ele apresenta essa mais nova pérola de Manchester.

Keith é formada por 4 universitários da University of Manchester e trazem, obviamente, aquela sonoridade melódica típica das bandas indie-pop daquela cidade Inglesa. Ou seja, um pop rock na medida certa, nem pop demais, nem rock demais e indie na medida certa.

Ouçam no
http://www.myspace.com/keiththeband

Vinny Peculiar

Essa é outra banda de Manchester que me chamou atenção, não apenas pela sonoridade, mas também pelo fato de estarem arrecadando fundos para o Salford Lads Club (pra quem não se lembra do que estou falando, vejam a antológica foto dos Smiths no álbum The Queen is Dead).

Vinny Peculiar é pseudônimo usado por Alan Wilkes, um músico e poeta inglês que já está na estrada desde 1999. É um daqueles casos em que a gente sente por não chegar até aqui, já que tem uma sonoridade interessante, mesclando influências como The Fall, um vocal que as vezes lembra Wolfgang Press e aquela levada que só os ingleses imprimem às suas canções.

Ouçam mais no
http://www.myspace.com/vinnypeculiar

Sons and Daughters


Num post anterior qualquer comentei sobre o Pretty Girls Make Graves. Se você ficou interessado e ouviu o som deles, vai se perguntar se não errei o nome da banda nesse post, já que o Sons and Daughters apresenta tanta semelhança que confunde mesmo.

Ambas têm vocal feminino, as batidas e a sonoridade das guitarras seguem a mesma linha e estão na estrada há mais ou menos o mesmo tempo, porém com uma diferença. A primeira é americana e a última é de Glasgow. Acho que é um daqueles casos rotineiros no mundo da música onde de repente, uma banda começa a soar semelhante com a sua contemporânea, num movimento de sinergia sonora qualquer.

Ainda assim, aconselho a audição, seja para confirmar a semelhança, seja para descobrir o que as tornam diferentes.

Ouçam no
http://www.myspace.com/sonsanddaughters

quinta-feira, 15 de maio de 2008

CD News - Bauhaus

Você conhece Bauhaus?

É claro que não estou falando da escola alemã de Arquitetura, mas sim da seminal, visceral, criativa e up-to-date banda do pós-punk inglês que nos presenteou com álbuns clássicos do mundo alternativo como Mask, In the flat field, Sky´s gone out entre muitos outros.

Se você conhece algum desses álbuns, sabe do que estou falando e pode, como eu, se decepcionar com o novo álbum da banda, o primeiro com material inédito depois de 25 anos de ausência, o Go Away White.

Não sei se foi o tempo que o fez, mas a sonoridade da banda está “amena”, perdeu seu vigor, embora a formação ainda seja aquela conhecida (Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins).

A criatividade, em particular de Daniel Ash e Kevin Haskins, guitarra e bateria respectivamente, que era uma referência na cadência da banda, deu lugar a algo “flat”, sem grandes impactos. Aliás, o nome do álbum é bem sugestivo, parece que deu um branco na galera e estão tentando expulsá-lo para bem longe.

Se você conhece o Bauhaus daquela época, ouça e tire as suas conclusões. Se você ainda não conhece, não use o álbum Go Away White como referência. Vá atrás dos anteriores!

Ouçam o novo e o clássico Bauhaus no
http://www.myspace.com/officialbauhaus

segunda-feira, 12 de maio de 2008

CD News

Shelby Lynne

Muitos de vocês já devem conhecer Shelby Lynne, afinal esta moça está na estrada desde 1989 (desculpem, mas só agora eu a descobri).
E de maneira simples e direta eu diria que suas canções, ao menos do último álbum Just a Like Lovin’ vai exatamente na linha de Norah Jones – com influências do blues, do jazz, do soul.

Vejam o vídeo de
“Anyone Who Had a Heart

Ouçam mais no
http://www.myspace.com/shelbylynne

Say Hi

Muito pouco a dizer sobre essa banda. O site deles mostra 5 álbuns lançados (sendo o último, The Wishes and the Glitch, lançado esse ano). O MySpace diz que são de Seattle.
E ouvindo é uma banda de indie-pop com alguma intensão de soar menos pop e um pouco mais alternativo (mas nem tanto assim) que seus pares do gênero, mas tem bons momentos.

Ouçam no
http://www.myspace.com/sayhitoyourmom


Cut Copy

Esses caras vêm da Austrália. São um trio e já tem 3 álbuns lançados. Não ouvi os dois primeiros, mas o último In Ghost Colours, lançado esse ano traz uma sonoridade dançante, bem ao estilo 80´s techno-pop dos bons e velhos Human League, New Order, Pet Shop Boys.

Vejam o vídeo de
“So Haunted”

Ouçam mais no
http://www.myspace.com/cutcopy

Magneta Lane

Esse trio canadense formado só por garotas, e aliás, belas garotas, não foge muito à regra das girlie bands, ou seja, faz um som com influências do punk e pós-punk, noisy guitar e deixa escapar uma ou outra faixa mais tranqüila, tipo indie-folk, só para elas não fugirem à regra.

Ouçam no
http://www.myspace.com/kissingiseasy

Covernation Again

É pessoal, esses play lists são quase intermináveis. Dessa vez as dicas vieram do Bernardo, camarada de BH. Valeu pelas dicas!

Deep Purple - "Hey Joe"(orig. Jimi Hendrix)
Pearl Jam - "Sunday Bloody Sunday" (orig. U2)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin