Entre um link aqui e outro ali, me deparei com essa listinha de bandas do mundo alternativo americano.
Tem algumas coisas que eu, particularmente, digo “só podia ser americano”, em compensação…há outras bem interessantes.
Só um ponto. Por incrivel que pareça, nem sempre é fácil achar informações sobre as bandas, mesmo nesse “admirável novo mundo cibernético”.
Conheçam!
DUM DUM GIRLS
Ruidos “Psychocandianos” do Jesus and Mary Chain estão mais que evidentes no som destas garotas de Los Angeles. Mas, sinceramente, fica nos ruídos. Na verdade, acho que está mais para Crystal Stilts do que The Jesus, até porque são contemporâneos, né!
Aquela melancolia que fazia um simbiose conflitiva e agradável no som dos escoceses, faltam nas Garotas. Ainda assim, salvam as faixas Catholicked e Baby don´t go.
Ouçam no http://www.myspace.com/dumdumgirls
ANIMAL HOSPITAL
Aqui entramos numa praia experimentalista. Ou pelo menos é o que esses caras de Boston, Massachussets (como eles dizem lá), acham.
O som deles serviria muito bem para trilha incidental de algum remake de 2001 – Uma odisséia no espaço (vide Late Summertime) ou para a reunião de alguma “sociedade alternativa” (vide March and June”).
Acho meio enfadonho aquele “viagem sem fim” de barulhos repetidos dentro de alguma escala musicial, mas, felizmente, existe gosto pra tudo.
Ouçam no http://www.myspace.com/animalhospital
ETERNAL SUMMERS
Pelo que descobri, Eternal Summers é um duo de Virginia, formado por Nicole (guitarra/vocal) e Daniel (bateria).
Antes que alguém se aventure numa comparação com White Stripes, não, não, a praia aqui é outra. Estamos falando de um pop básico sem aquele compromisso de soar “60´s-70´s Rock or something”, if you know what I mean.
Muito me agradou a simplicidade na composição da banda e nos doces vocais de Nicole (acho que porque me lembram algo que eu já ouvi, mas não me recordo).
Ouçam no http://www.myspace.com/eternalsummers
EXEBELLE & THE RUSTED CAVALCADE
Vejam o nome da banda e o logo e advinhem que estilo musical eles tocam. Se você pensou naquele country americano com direito a banjo e gaita, é isso aí.
E acho que nem preciso dizer mais nada!
Ouçam no http://www.myspace.com/exebelle
MATH THE BAND
Aqui fiquei com uma dúvida. Na lista que tenho, o nome da banda é MATH THE BAND. Procurando no my space, o link aparece com esse nome, mas o nome da banda lá, aparece MATT THE BAND.
Agora, sinceramente, não faz muita diferença porque o som desses caras é tão chato, mas tão chato, que acho que você não vai sair atrás à procura de algum torrent pra baixar.
Ouçam no http://www.myspace.com/maththeband
REAL STATE
Estava mesmo demorando achar um “clone” de Galaxie 500 (uma outra banda americana do final dos 80, começo dos 90). Eis aqui… REAL STATE.
Essa banda vem de Nova York e seu som tem muito, mas muito a levada, a cadência, até o timbre dos vocais do Galaxie 500.
Eu gosto da “original”, mas tenho que admitir que a “cópia” apresenta bons momentos.
Ouçam no http://www.myspace.com/letsrockthebeach
SCREAMING FEMALES
Ao ver o nome de determinadas bandas e, correlacionando com o local de onde são, eu já posso descrever o som delas, sem ouvi-las.
E Screaming Females está nesse grupo. Banda americana com esse nome só poderia apresentar um indie rock mais acelerado, um vocal esganiçado e aquela batida simples tipo “TUM-TÁ-TUM-TÁ”, entende?
Ouçam no http://www.myspace.com/screamingfemales
TALK NORMAL
De normal, o som desta banda do Brooklin não tem nada. Aqui temos algo diferenciado, criativo, alternativo na essência, mas também experimental demais.
Certamente, não agradará aos ouvidos mais “sensivelmente pop”, mas os caras tem personalidade, embora alguns momentos viajantes deem lugar a delírios.
Ouçam no http://www.myspace.com/talknormaltalknormal
WEIRD OWL
Essa é mais uma banda do Brooklin. Aqui a pegada é outra. É rock com certa psicodelia.
Falta o talento necessário para um virtuosismo digno da época, mas a leveda das canções está ali para agradar quem gosta.
Ouçam no http://www.myspace.com/weirdowl