sexta-feira, 27 de março de 2009

CD News – Mais do mesmo

Os britânicos de maneira geral possuem um talento para adicionar, em suas canções, uma certa dose de cadência melódica. Algo com um viés “sentimental” típico das bandas de lá (até na microfonia do Jesus and Mary Chain é possível encontrar).

Aqui, apresento 3 lançamentos que mostram, em estilos diferentes, essa tal melodia.

MORRISSEY

coverMorrissey acaba de lançar seu 11o. album “Years of Refusal” e vem com algumas diferenças em relação a albuns anteriores clássicos como “Viva Hate” ou “Vauxhall and I” – o lado rock está mais evidente que o lado pop (vamos entender isso com parcimônia, afinal estamos falando de Morrissey).

Desde o excelente album “You are the quarry”, produzido por Jerry Finn, Morrissey vem adicionando mais guitarras estridentes em suas canções. No “Ringleader of the Tormentors”, o album seguinte, aparece esse toque novamente, de uma maneira um pouco mais sutil, já que produtor era outro (Tony Visconti).

Agora, em “Years of Refusal”, Morrissey volta com Jerry Finn e eleva a sonoridade, mas claro, sem deixar suas melancólicas melodias de lado e nem suas letras ácidas como em I´m throwing my arms around Paris onde canta “… only stone and steel accept my love” ou em One day goodbye will be farewell”, simplesmente Morrissey.

Ainda não está no site dele, mas já ouvi boatos de que ele estará por aqui. Eu, já estou esperando!.

Vejam o vídeo do primeiro single deste novo album (essa é uma das poucas canções pop do album, ok? :) http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=50202259

Lily Allen

tlily O mundo da música vive “ondas”. Estamos no auge da onda das “Brit Girly Singers” – vide Kate Nash, Duffy, Amy MacDonald, Amy Winehouse e, claro, Lily Allen.

Cada uma dentro de um estilo diferente, mas todas muito agradáveis, envolventes, seja pela voz doce, pela melodia, seja pela batida ou tudo isso junto.

Eu já havia gostado do primeiro album de Ms. Allen. O segundo “It´s not me, it´s you” apresenta a mesma levada do primeiro album, mas com um toque mais divertido, como se ela estivesse mais a vontade neste do que no primeiro.

As canções são envolventes e nos faz querer ouvir todas, uma atrás da outra. E, em particular, fico apaixonado pelo sotaque desta inglesinha.

Ouçam no http://www.myspace.com/lilymusic

The Noisettes

tnoisettesPara mim há uma dissonância cognitiva entre a imagem dos integrantes deste banda, o nome da banda e o som da banda.

À primeira vista, imaginei que você algo na linha de Morcheeba. Errado!

The Noisettes está mais para o “noise” mesmo. É um trio Londrino que passeia por uma sonoridade entre Yeah Yeah Yeahs e PJ Harvey, ou seja, noise sim, mas com autenticidade (agora, que tem um ou outro momento do primeiro algum que lembra muito Pixies, ahhh isso tem!).

Eles estão lançando o segundo álbum “Wild young hearts” que mescla o noise com alguma batidinha “dance”. Uma mistura que vale a pena conferir.

Ouçam no http://www.myspace.com/noisettesuk

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin