O semanário inglês NME revelou no seu site quem são os protagonistas de algumas das capas mais famosas da história.
The Sounds Of selecionou algumas dessas capas e traduziu aqui a matéria (se quiser ver a original, em inglês, acesse NME Official Site)
REVELADOS OS ASTROS REAIS NAS MAIS FAMOSAS CAPAS DE ÁLBUNS.
Estamos olhando para icônicas capas e desvendando quem são as estrelas nelas estampadas.
1 – THE SMITHS - “The Smiths” (1984)Morrissey foi o responsável pelo design deste que foi o primeiro álbum dos Smiths. Nele, temos a imagem do ator bissexual Joe D´Alessandro tirada do filme de Andy Warhol “Flesh”.
2 – U2 - “Boy” (1980)
O garoto apresentado aqui é Peter Rowan, irmão de um amigo do Bono, o artista Guggi, hoje um renomado artista.
Essa imagem foi tirada da edição americana do álbum por receio de acusações sobre pedofilia.
3 – THE SMITHS - “Strangeways, here we come” (1987)
Outro trabalho de Morrissey. Neste álbum, ele apresenta o ator Richard Davalos, de “East of Eden”, o qual olhava para James Dean, cortado da foto.
4 – THE BEATLES - “Sgt. Pepper´s Lonely Heart Club Band” (1967)
Muitos são os que aparecem nessa capa, mas alguns dos nomes ilustres imortalisados nela são: Mae West, Aleister Crowley, Fred Astaire, Tony Curtis e Karl Marx. Criada por Jann Harworth e Peter Blake, ganhou um Grammy.
5 – RAGE AGAINST THE MACHINE - “Rage Agains The Machine” (1992)
Thích Quảng Đức ilustra a capa do “incendiário” debut do Rage Against the Machine. Ele, um monge budista vietnamita, ateou fogo no próprio corpo em 1963, em Saigon, como forma de protesto contra a opressão do presidente daquele país sobre os monges.
6 – PULP - “This is Hardcore” (1998)
Aqui, na verdade o importante não é quem, mas como. John Currin, pintor e designer americano é o responsável por essa capa. Ele ficou famoso por suas imagens sexuais provocativas e satíricas, e este trabalho em particular ofendeu muitos dos usuários do metrô Londrino, pois denegria a imagem das mulheres.
7 – THE SMITHS - “The Queen is Dead” (1986)
Outra obra prima de Morrissey tirada de um filme. Desta vez, a imagem mostra o ator francês Alain Delon numa cena de “L´Insoumis”.
8 – OASIS – “(What´s the Story) Morning Glory” (1995)
Esta icônica imagem foi tirada no bairro do Soho, na Berwick Street, e os dois homens são Brian Cannon (diretor de arte) e Sean Rowley, famoso por seu night club Guilty Pleasures.
9 – THE ROLLING STONES - “Sticky Fingers” (1971)
E mais uma vez, nosso amigo, Joe D´Alessandro apresenta sua virilha novamente. A fonte inspiradora de Warhol posou para a capa mostrando o ziper em funcionamento!
10 – NIRVANA - “Nevermind” (1991)
Originalmente, essa capa foi concebida depois que Kurt Cobain e Dave Grohl assistiram a um programa sobre partos na água. Nessa imagem aparece Spencer Elden, um bebê de três meses, que recebeu US$ 200 para mostrar o seu “bingolin” para o mundo.
11 – ARCTIC MONKEYS - “Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not” (2006)
Aqui, Chris, o irmão do Joe McClures (da banda Reverend and The Makers), brilha nesta foto, a qual foi tirada bem cedo pela manhã, no clube Korova em Liverpool.
O Presidente da NHS (Agência Nacional de Saúde do Reino Unido), criticou a imagem pelo “efeito glamoroso” de fumar que ela transmite.
12 – Black Grape - “It´s Great When You´re Straight…Yeah” (1995)
A mal compreendida “party band” de Shaun Ryder (Happy Mondays), nos anos 90, escolheu um close do terrorista Carlos, o Jacal para o seu primeiro álbum, o qual foi colorido num estilo Pop Art.
14 – Super Furry Animals - “Fuzzy Logic” (2004)
Outro criminoso glamorisado em uma cada de LP. Aqui, Howard Marks (traficante) é apresentado em vários dos seus difarces.
15 – The Last Shadow Puppets - “The Age of the Understatement” (2008)
A garota nessa capa é uma modelo fotografada em Joanesburgo, nos anos 60, para o livro “Five Girls”, do fotógrafo Sam Haskins. Esse livro foi encontrado pela namorada de Alex Turner (Arctic Monkeys), Alexa Chung, em um mercado.
16 – PIXIES - “Surfer Rosa” (1988)
A capa do primeiro álbum do Pixies traz a “amiga de uma amiga” de topless, posando como bailarina de flamenco. O fotógrafo Simon Larbalestier, responsável pela maioria das capas da banda, é o autor da foto.
17 – SMASHING PUMPKINS - “Siamese Dream” (1993)
Aclamado pela crítica, esse segundo álbum do Smashing Pumpkins apresenta gêmeas siameses na capa. As garotas foram separadas desde então, e a banda tentou encontrá-las em 2007, porém sem sucesso.
18 – RADIOHEAD - “The Bends” (1995)
O artista Stanley Donwood “morfou” o rosto de Thom Yorke num boneco-manequim médico nessa foto memorável.
19 – ROXY MUSIC - “Country Life” (1974)
Bryan Ferry encontrou com as modelos Constanze Karoli e Eveline Grunwald em Portugal e as convenceu a posar para esta memorável capa.