Uma das atividades proposta pelo nosso professor de espanhol foi preparar uma apresentação sobre algum país de língua espanhola, falando sobre sua cultura, gastronomia e, claro, sua música.
Ontem, um dos colegas de classe (Rodolfo) nos apresentou a Costa Rica e o músico, um simpático senhor chamado Walter Ferguson.
Walter Ferguson é um dos grandes nomes do estilo musical caribenho chamado Calypso (sem comparações com o canta a banda homônima brasileira, ok?). Aqui, ele vai numa linha acústica com raízes folclóricas em suas canções (ao menos o que eu ouvi), o que é, indubitavelmente, mais agradável!
Walter Ferguson ou Gavitt, como também é conhecido, nasceu no Panamá em 1919, mas logo foi para a Costa Rica, para um vilarejo chamado Cahuita, uma vila de pescadores e, rapidamente, “assumiu” a nacionalidade costariquenha.
Diz a lenda que gravava suas canções num gravador de fita K7, em sua própria casa e vendia as fitas aos turistas. Suas canções e sua “logística” encantaram muitos outros artistas, mas somente em 1980 teve sua primeira participação num álbum “oficial”, Calypsos del Caribe de Costa Rica, uma coletânea do estilo.
Tem dois álbuns lançados, Babylon (2002) e Dr. Bombodee (2004), os quais merecem sua atenção.
Um estilo único, talento rústico e encantador, proveniente de um canto do mundo que nunca me ocorreu procurar por ele, musicalmente falando. Mas…os colegas o fizeram! Valeu Rodolfo!
Conheçam no Walter Ferguson no MySpace ou acessem o site da Papaya Music
Ou ainda, vejam os vídeos abaixo.
E para os colegas da classe de Espanhol e aos demais interessados, este é um link para um trecho da biografia (em espanhol) de Walter Ferguson Google Books "Walter Ferguson - El Rey del Calipso", inclusive com as letras das músicas…algo necessário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário