Nunca fui muito fã das línguas latinas. Sempre preferi os idiomas de influência anglo-saxã.
Um belo dia, ouvi Einstürzende Neubauten e o meu interesse pelo o idioma alemão tornou-se ainda mais evidente.
E cabe ressaltar desde o início deste post. Não estou falando apenas de um “ilustre desconhecido”, se não de um contundente exemplo de uma banda alternativa com todos os significados que este adjetivo carrega.
Einstürzende Neubauten surgiu em 1980, e junto com eles, um novo estilo musical nascia – o rock industrial (ou industrial somente). Certamente, há outros nomes dentro deste estilo, mas ninguém levou tão ao pé da letra a concepção “industrial” em sua sonoridade. (Tive o prazer de vê-los ao vivo aqui no mesmo no Brasil, e SURPREENDENTE! é o mínimo a dizer).
Tentem imaginar a seguinte combinação: samplers e batidas eletrônicas cadenciando o ritmo (nem sempre tão ritmado assim), guitarras ruidosas, baixos obtusos e, no meio disso tudo, furadeiras dando o ar da graça, serras elétricas como um efeito, canos metálicos tilintando e vidros sendo estraçalhados orquestrando os vocais ora obscuros, ora desesperados de Blixa Bargeld (ele também faz parte dos Bad Seeds junto com Nick Cave).
É, sem ouvir, fica dificil imaginar como pode soar tudo isso. Ou melhor, será que é audível essa combinação esdrúxula? Vocês vão tirar suas próprias conclusões.
A discografia é extensa. São vários álbuns, singles e compilações, afinal a banda ainda se encontra na ativa (vejam o post sobre o mais recente álbum aqui no The Sounds Of).
O primeiro álbum, Kolaps é pra lá de experimental e, mesmo ouvidos mais calejados ficam incomodados. Assim, ocorre com: Ende Neu, Silence is Sexy, Zeichnungen Des Patienten O.T.
Agora, se quiser conhecer a versatilidade sonora e visceralidade do Neubauten, ouçam: Haus der Luege, Tabula Rasa ou Fuenf auf der Nach Oben Offenen Richterskala. (só pelos títulos….)
E, se depois de ouvir algum dos álbuns, você se interessar por conhecer mais, sem ter de comprar vários álbuns, indico as compilações Strategies Against Architecture.
Conheçam mais sobre a banda no Einstüerzende Neubauten Official Site
Ouçam no Einstürzende Neubauten no MySpace
Nenhum comentário:
Postar um comentário