Dif Juz é uma das pérolas que fazem parte do seleto hall de bandas da gravadora 4AD (gravadora independente inglesa que merece um post só para ela. Por ora saiba que foi pela 4AD que o mundo conheceu Cocteau Twins, Bauhaus, Dead Can Dance, Pixies, entre outros).
Tentei buscar o significado para Dif Juz, mas como ocorre com muitas bandas da 4AD, o significado é o que menos importa.
Formada em 1980 pelos irmãos Curtis (Dave e Alan – até onde sei nada a ver com Ian Curtis do Joy Division), Dif Juz sempre se direcionou pela música instrumental (exceto numa participação especial de Liz Fraser, vocal do Cocteau Twins). Mas, calma. Se você tem a concepção de instrumental enfadonho, guitarras esganiçadas e canções intermináveis, é porque ainda não ouviu Dif Juz.
Esses caras se enveredam por um caminho quase etéreo, numa mescal de ambient music, dream pop e cadências únicas e envolventes.
Suas canções acalmam, excitam e nos colocam para “viajar”.
Eles lançaram 3 álbuns, sendo: Extractions e Out of Trees (traz os eps Huremics e Vibrating Air) álbuns principais e Soundpool, uma compilação (que traz as faixas de Out of Trees+No Motion presente na compilação Lonely is an eyesore).
Se você tem bom gosto, quero dizer muito bom gosto por música, não pode deixar-se passar sem conhecer Dif Juz.
Um comentário:
Muito legal seu texto sobre o Dif Juz; e sobre a origem do nome é uma referência à expressão "Jazz diferente". Parabéns pelo blog!
Postar um comentário