Nunca havia ouvido falar de Livio Tragtenberg e nem do seu trabalho. O máximo de informação obtive através da sinopse da sua apresentação no site do SESC, o que me chamou a atenção.
A sinopse dizia: “Um espetáculo multimídia, onde o compositor e saxofonista Livio Tragtenberg contracena musicalmente com músicos de rua virtuais através de projeções em DVD. Esses músicos têm diferentes origens e estilos, sanfoneiros cegos do interior do Brasil, cantores e mendigos das ruas de Paris, Islândia e Bulgária. Através de projeção, essa diversidade humana e cultural e suas sonoridades dialogam com a execução musical ao vivo de Livio Tragtenberg que toca saxofone, acordeon e clarone, junto a batidas e sonoridades eletrônicas, numa interação onde a emoção nos transporta através de cidades e culturas.”
Primeiro, Livio Tragtenberg “viaja” na sua apresentação e, não apenas através das imagens dos diversos locais por onde passou gravando músicos de rua.
A sonoridade dissonante e minimalista das batidas eletrônicas, do seus saxofones e das canções dos músicos projetados no telão, nos levam a uma “viagem”, muitas vezes incômoda, numa (ausência) de uma cadência melódica que não é para qualquer ouvido ou estado de espírito.
Segundo, a apresentação de Livio Tragtenberg não pode ser chamada de show. É algo como uma instalação de rápida duração.
No telão, imagens de músicos de rua, simples artistas populares, alguns com alguma deficiência, completam o cenário da viagem.
A composição das imagens é belíssima, evocando sentimentos fortes, exigindo a nossa atenção e solicitando uma dose de carinho para com aqueles músicos que, mesmo com certas limitações físicas e técnicas, exalam a emoção contida em suas canções.
Um espetáculo inusitado, curioso, intrigante!
Vejam as imagens.
Copyright 2011 © Ricardo Brandao.
All Rights Reserved / Todos os Direitos Reservados.
Contato: ricardo.brandao@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário