
sábado, 5 de janeiro de 2019
Pelos caminhos Germânicos

segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Sweet Dreams
HARUKO – “Bird in the Snow”
Alguém já viu uma pequena série lançada na web chamada “Ninjai - The Little Ninja”?
Uma série de 12 episódios que não chegou ao seu final e, por isso deixou aquele gostinho de “quero mais” e tratava-se de um pequenino chinês – Ninjai - e suas aventuras e matanças no mundo dos maus.
O que isso tem a ver com essa minha dica? Bem, de conteúdo efetivamente nada, entretanto, a trilha sonora de Little Ninja era suave, bela, “uma canção de ninar” que evocava sentimentos tristes (até pelo contexto do nosso personagem), mas incrivelmente linda.
Mais ou menos nessa linha segue Haruko, cantora alemã que nos brinda com sete faixas nesse EP e tem a capacidade de nos transportar, ou melhor, nos embalar em nossos pensamentos, nos conduzindo para doces recordações, ainda que estas evoquem o mesmo aperto no coração que Little Ninja.
Seu violão melodiosamente discreto, praticamente “sussurra” suas notas, seguindo o mesmo estilo que sua voz. E ambos trazem uma tranquilidade que parece não ser desse mundo.
Bird in the Snow não é um álbum para todos os momentos, mas é o álbum para aquele momento de estar acompanhado de si mesmo e só.
Faça o download grátis desse álbum no Bandcamp
domingo, 27 de novembro de 2011
O outro lado dos anos 90
LOVE IS COLDER THAN DEATH – “Teignmouth”
No final dos anos 80 e início dos anos 90, alguns clubes alternativos desfilavam um lineup bem diferenciado e obscuro em suas pistas.
E grande parte dessas obscuridades vinham de países fora do eixo EUA-Inglaterra, como Alemanha, Bélgica, Austria, etc.
Uma dessas referências é a banda alemã Love is Colder Than Death, quarteto que segue a linha darkwave de um lado, com vocais femininos ao estilo “esclesiástico”, melodias intensas e levadas soturnas. E, de outro, batidas mais agressivas com influência E.B.M (Electronic Body Music) e vocais masculinos mais “rasgados”.
Esse é o cenário que se encontra claramente no álbum Teignmouth, primeiro álbum da banda depois do EP Wild World e de participações em diversas compilações (outra característica marcante daquele período para bandas desse estilo).
Descubra qual lado mais lhe agrada.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Atração no Inferno Club
Se você, como eu, fica na sexta-feira, procurando por atrativas programações para o fim de semana, venho aqui contribuir com uma bem interessante.
Acabo de descobrir que, neste sábado, o Inferno Club apresenta a banda alemã de Synth Pop Final Selection.
O Final Selection é uma banda da década de 90, mais precisamente 1993 e resgata um synth pop bem do final dos 80, início dos 90, com uma aura mais intimista, melancólica bem ao estilo de Wolfsheim e Derriere le Miroir.
Em resumo, uma ótima oportunidade para voltar no tempo em grande estilo.
O local você ja conhece, Rua Augusta, 501. Inferno Club
A banda, você pode conhecer aqui.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
CD News – Aus Deutschland 2
WIR SIND HELDEN
“Das ist das echte Beispiel von Deutschland”…ou algo como “aqui temos um genuíno exemplar da Alemanha”.
Wir sind Helden ou Somos Heróis, é uma banda pop alemã e que canta em alemão.
Já sei, já sei, estão imaginando a “sutileza”, a “suavidade” do idioma alemão nas canções, mas não tirem conclusões precipitadas.
Você pode se surpreender, positivamente, com a simples, porém agradável cadência pop que Judith Holofernes (vocais), Jean-Michel Tourette (guitar), Pola Roy (bateria) e Mark Travassol (baixo) imprime em suas canções, com influência do final dos 80, início dos 90.
Wir Sind Helden está na ativa desde 2001. O primeiro álbum saiu em 2002, Guten Tag. E seis álbuns já foram lançados, sendo Soundso, o mais recente, de 2007.
O site da banda está em alemão…e se quiser confira aqui ou vejam dois vídeos deles e entendam o que é Wir Sind Helden!
E se quiser, já pode ir treinando o seu alemão com a faixa “Denkmal”
Komm mal ans Fenster komm her zu mir
Siehst du da drüben gleich da hinterm Wellblechzaun
Da drüben auf dem Platz vor Aldi haben sie
unser Abbild in Stein gehaun
Komm auf die straße komm her zu mir
Überall Blumen und Girlanden halb zerknüllt
Sieht so aus als hätten die unser Denkmal heute Nacht
schon ohne uns enthüllt
Hol den Vorschlaghammer
Sie haben uns ein Denkmal gebaut
und jeder Vollidiot weiß
dass das die Liebe versaut
Ich werd die schlechtesten Sprayer
dieser Stadt engagieren
Die sollen Nachts noch die Trümmer
mit Parolen beschmieren
Komm auf die Beine komm her zu mir
Es wird bald hell und wir haben nicht ewig Zeit
Wenn uns jetzt hier wer erwischt sind wir für immer vereint
in Beton und Seligkeit
Hol den Vorschlaghammer
Sie haben uns ein Denkmal gebaut
und jeder Vollidiot weiß
dass das die Liebe versaut
Ich werd die schlechtesten Sprayer
dieser Stadt engagieren
Die sollen Nachts noch die Trümmer
mit Parolen beschmieren
Siehst du die Inschrift da unten bei den Schuhen
Da steht in goldener Schrift wir sollen in Ewigkeit ruhen
Hol den Vorschlaghammer
Sie haben uns ein Denkmal gebaut
und jeder Vollidiot weiß
dass das die Liebe versaut
Ich werd die schlechtesten Sprayer
dieser Stadt engagieren
Die sollen Nachts noch die Trümmer
mit Parolen beschmieren
Sie haben uns ein Denkmal gebaut
und jeder Vollidiot weiß
dass das die Liebe versaut
Ich werd die schlechtesten Sprayer
dieser Stadt engagieren
Die sollen Nachts noch die Trümmer
mit Parolen beschmieren
domingo, 8 de novembro de 2009
CD News – Aus Deutschland
GET WELL SOON - “Rest Now, Weary Head! You Will Get Well Soon”
Quando vi o nome dessa banda e do álbum, imediatamente, vislumbrei uma boa novidade, ainda mais, sabendo que o seu criador é um alemão (e eis mais uma “one man band” again). E por quê?
Simples! Porque me remeteu a elementos do excelente “lado negro” dos anos 80. Fui conhecer o som e….eu estava certo!!!
Konstantin Gropper, ex-estudante de música e fundador do Get Well Soon, tem 27 anos. Toca cello, bateria, guitarra e teclados e “peregrinou” entre a Irlanda, Inglaterra e Alemanha após terminado seus estudos.
Talvez, daí, tenham vindo os elementos do seu lado indie-pós-punk, em seu primeiro álbum.
Os vocais de Herr Gropper lembram muito os vocais de outra banda ícone do pós-punk/dark ambient dos anos 80, o Swans.
A diferença é que o som destes é mais denso. Já o Get Well Soon, tem uma cadência “mais atual”, mas a melancolia está lá, presente, evidente e envolvente.
Conheçam no Get Well Soon Official Site e não deixem de ver o clipe que abre o site….maravilhoso!
Vejam 3 exemplos do que é Get Well Soon
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Ilustre Desconhecido – Einstürzende Neubauten
Nunca fui muito fã das línguas latinas. Sempre preferi os idiomas de influência anglo-saxã.
Um belo dia, ouvi Einstürzende Neubauten e o meu interesse pelo o idioma alemão tornou-se ainda mais evidente.
E cabe ressaltar desde o início deste post. Não estou falando apenas de um “ilustre desconhecido”, se não de um contundente exemplo de uma banda alternativa com todos os significados que este adjetivo carrega.
Einstürzende Neubauten surgiu em 1980, e junto com eles, um novo estilo musical nascia – o rock industrial (ou industrial somente). Certamente, há outros nomes dentro deste estilo, mas ninguém levou tão ao pé da letra a concepção “industrial” em sua sonoridade. (Tive o prazer de vê-los ao vivo aqui no mesmo no Brasil, e SURPREENDENTE! é o mínimo a dizer).
Tentem imaginar a seguinte combinação: samplers e batidas eletrônicas cadenciando o ritmo (nem sempre tão ritmado assim), guitarras ruidosas, baixos obtusos e, no meio disso tudo, furadeiras dando o ar da graça, serras elétricas como um efeito, canos metálicos tilintando e vidros sendo estraçalhados orquestrando os vocais ora obscuros, ora desesperados de Blixa Bargeld (ele também faz parte dos Bad Seeds junto com Nick Cave).
É, sem ouvir, fica dificil imaginar como pode soar tudo isso. Ou melhor, será que é audível essa combinação esdrúxula? Vocês vão tirar suas próprias conclusões.
A discografia é extensa. São vários álbuns, singles e compilações, afinal a banda ainda se encontra na ativa (vejam o post sobre o mais recente álbum aqui no The Sounds Of).
O primeiro álbum, Kolaps é pra lá de experimental e, mesmo ouvidos mais calejados ficam incomodados. Assim, ocorre com: Ende Neu, Silence is Sexy, Zeichnungen Des Patienten O.T.
Agora, se quiser conhecer a versatilidade sonora e visceralidade do Neubauten, ouçam: Haus der Luege, Tabula Rasa ou Fuenf auf der Nach Oben Offenen Richterskala. (só pelos títulos….)
E, se depois de ouvir algum dos álbuns, você se interessar por conhecer mais, sem ter de comprar vários álbuns, indico as compilações Strategies Against Architecture.
Conheçam mais sobre a banda no Einstüerzende Neubauten Official Site
Ouçam no Einstürzende Neubauten no MySpace