Mostrando postagens com marcador Escandinavia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escandinavia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de março de 2012

Senti falta…

TALES OF MURDER AND DUST  - “Hallucination”

image

Tudo é perfeito nesse álbum!

O nome é sugestivo. A capa é instigante. E a sonoridade, bem a sonoridade de Tales of Murder and Dust é uma viagem das mais belas que já ouvi.

Oriundos da Dinamarca (quando é que esses Escandinavos vão parar de surpreender?), esse sexteto se envereda por referências tão alternativas, e ao mesmo tempo, tão belas que é impossível ouvir uma vez só.

Numa mescla de shoegaze, noise, um folk bem alternativo e a dose certa de psicodelia, Tales of Murder and Dust te conduz a lugares longíquos, mas cujo o percurso é tão belo que a distância passa despercebida.

Eu estava mesmo sentindo falta de algo diferente, belo e que me me fizesse pensar que vale a pena garimpar na internet. Sim, eu afirmo…. vale muito a pena!

Conheçam Tales of Murder and Dust no Site Oficial da banda.

Baixem o álbum de graça no Bandcamp da banda.

E para te instigar um pouco, vejam o vídeo abaixo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

E não é para se apaixonar?

CLUB 8 – “The Boy Who Couldn´t Stop Dreaming”

image

Uma das características do ser humano é surpreender o próximo. E como gosto de ser surpreendido, principalmente por algo tão maravilhoso como Club 8, esse duo sueco que conseguiu prender minha atenção por duas semanas…e ainda o continua.

imageA dupla formada pela belíssima Karolina Komstedt e Johan Angergård se vale de diversas influências – a batida do Trip Hop, o violão do Folk, a cadência da Bossa Nova e a essência do indie pop – e isso fica evidente e, muito bem trabalhado, nesse álbum de 2007.

A leveza e a melodia do Club 8 impactam de tal forma que somos seduzidos, ficamos vulneráveis e entorpecidos por canções que ultrapassam a beleza, cujo o efeito só se assemelham a uma paixão. E isso sem falar dos vocais de Karolina Komstedt, para os não encontro palavras para descreve-los.

Aliás, ousadia a minha querer descrever com minhas pobres palavras o que os anjos lapidaram com tanto primor!

É hora de abrir seu coração para uma nova paixão!

Club 8 no MySpace

Club 8 Official Site

Club 8 no Last FM

domingo, 4 de dezembro de 2011

A Trupe Acertou…

I´M FROM BARCELONA – “Forever Today”

image

I´m From Barcelona está mais para um time de futebol, incluindo técnico, massagista e gandula. Afinal, são 29 integrantes numa banda que se unem para construir canções até simples demais para tanta gente, eu diria.

Num grupo desse tamanho, manter a energia em alta não deve ser fácil, e isso pode comprometer a essência do seu trabalho, ainda mais quando essa galera faz parte de uma banda.

No primeiro álbum do I´m From Barcelona, senti falta desta energia. Achei o álbum morno, sem um elemento que cativasse o interesse (exceto pela faixa “We are from Barcelona”). E tanto que nem procurei conhecer o segundo álbum lançado em 2008. Mas, parece que os caras tomaram um “chacoalhão no vestiário” e voltaram para esse novo álbum com outros ares.

São 10 faixas que foram gravadas em duas sessões “ao vivo” (e isso já faz a diferença na essência desse álbum) trazendo uma energia contagiante, uma alegria efusiva e uma vontade de dançar e cantar durante todo o álbum.

Um álbum bem diferente do que a banda havia apresentado no seu debut e que tem feito de Forever Today um foco de excelentes comentários e constantes audições.

I´m From Barcelona Official Site

I´m From Barcelona no MySpace

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sutilezas Intensas…

CUT CITY - “Where´s the Harm in Dreams Disarmed”

image Ao ouvirmos Cut City temos uma sensação de familiaridade com o som dessa banda, algo que nos remete a um terreno já conhecido. E não poderia ser diferente. Estamos falando dos anos 80, mais precisamente da essência do pós-punk dos anos 80.

Decupando melhor as faixas deste álbum vemos que Cut City carrega elementos bem interessantes e intensos.

Esse quarteto sueco nos brinda com uma sutil visceralidade ao estilo de Joy Division nas suas guitarras ásperas e melancólicas de um lado. Somos envolvidos por uma sutil linha melódica “pop rock” presente em nomes como The Mission ou Psychedelic Furs, mas não tão “clean” quanto essas referências.

Cut City amplifica tudo isso ao incluir uma robustez “dark wave” em sua sonoridade. Uma aura, até certo ponto, pesada, densa, melancólica, mas, sutilmente, excepcional.

Li algumas comparações entre Cut City e Interpol, por apresentarem referências em comum, porém eu diria que Interpol e Cut City não são, necessariamente, comparáveis. São contemporâneos, mas em essência essas duas bandas são, na verdade, complementares.

Se uma segue numa linha mais criativa, com arranjos mais elaborados, a outra é mais intensa e soturna. E ambas acariciam nossos ouvidos com as variações sutis do pós-punk e que merecem ser apreciadas, mas cabe uma ressalva, as “carícias” do Cut City deixar cicatrizes sutis.

Cut City no Lastfm

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quem ve cara….

VALKYRIEN ALLSTARS - “Valkyrien Allstars”

imageNão é nada difícil deduzir o que vamos ouvir ao ver a capa desse álbum, não é mesmo? Sim, meus Caros, eu sei que “quem ve cara não vê coração”, mas o coração, a essência de Valkyrien Allstars é tão encantadoramente evidente que transcende ditados populares, quebra regras e vira exceção.

Exceção por apresentar um estilo diferente das bandas provenientes das Terras Nórdica que esse blog tem apresentado.

Quebra as regras pela combinação de estilos que, justamente, à transformam numa exceção.

Valkyrien Allstars vem da Noruega e recebeu a inspiração para o nome da banda de um restaurante em Oslo, The Valkyrien, onde eles tocavam. É de se perceber que não estamos mais falando de um trio de restaurante.

Esse é o debut, lançado em 2007, e que leva o nome da própria banda e traz um mistura muito interessante. De um lado temos elementos folk, porém com uma personalidade diferente, sem cair na mesmice e concedendo a Valkyrien Allstars uma personalidade forte.

Some-se a isso uma melodia influenciada por música celta, e da mesma forma do folk, sem cair na “vala comum” desse estilo. Uma cadência melódica digna do melhor do “pop” world music. E, como não poderia deixar de citar, eles cantam em norueguês…e isso torna tudo isso ainda mais cativante e intrigante.

Ninguém melhor do que um dos integrantes para explicar Valkyrien Allstars: “… I think it has to do with a combination of the uniquely Norwegian, which is exotic of course, and the way we draw on many different musical sources that are known everywhere” (fonte: www.listento.no).

Ficou curioso??? Então, mate sua curiosidade:

Valkyrien Allstars no MySpace

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Turn Your Ear On…

TURN OFF YOUR TELEVISION - “Turn Off Your Television”

image Já abri meu coração num post sobre o quanto o pop Sueco tem sido perfeito e tem me conquistado, ou melhor, me viciado. Sendo mais específico, naquele post eu falava sobre o Electric Pop Group.

Fazendo-me repetitivo, sim meus Caros, o pop Sueco continua matando a pau e o responsável por mais uma infinidade de horas ouvindo e ouvindo seu debut é a banda Turn Off Your Television.

Aqui a sonoridade tem uma levada mais elaborada do que o Electric Pop Group, mas é tão bom quanto. O trio por trás de Turn Off Your Television faz uma mescla interessante de referências 60´s-70´s-80´s, num indie-pop bem elaborado, com nuances folk, uma certa aura “acústica” e tudo isso embrulhado numa cadência melódicao que é um verdadeiro presente aos ouvidos.

E para ser um presente de verdade, essa pérola da música pop Sueca pode ser baixado de graça no Bandcamp.

Turn off all your devices and pay attention to Turn Off Your Television debut!

Turn Off Your Television no Facebook

domingo, 11 de setembro de 2011

Os vampiros chegaram à Suécia

VAMPYRAMIDEN - “Teenage Destiny EP”

imageEssa onda toda de vampiros uma hora tinha que chegar à música. E chegou!

E como um fenômeno mundial, tinha que chegar nos mais diversos países. E chegou!

Na verdade, essa introdução é uma mera brincadeira para preparar o seu espírito para ouvir Vampyramiden, banda de Estocolmo que, de acordo com o pouco que consegui coletar à respeito tem dois EP´s lançados, sendo Teenage Destiny o segundo EP (o primeiro chama-se Tåglånet).

E por que se preparar? Bem, sinceramente não sei se vampiros fazem parte do repertório da banda, já que eles cantam em Sueco, mas a sonoridade é uma combinação intrigante de estilos (até difícil de mencionar) mas tudo com forte levada pop. Se pudesse, sintetizar eu diria que é um alternative-pop.

É no mínimo diferente e podem ficar tranquilos que não é algo para tirar o sono.

O EP Teenage Destiny pode ser baixado de graça no Bandcamp da banda.

Preparem o alho para Vampyramiden.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sound Of Arrows

imageParece uma viagem no tempo…de volta aos hits dançantes dos anos 80, naquela aura tecnopop, electropop típica daquela década e de bandas como Pet Shop Boys.

O pop sueco conseguiu mais uma vez. Essa dupla de Estocolmo traz canções que nos hipnotiza e nos envolve de uma maneira incrível. Cada faixa faz com que a gente tenha vontade de ouvi-la várias vezes, o que nos leva a querer ouvir as outras e tudo se repete…e aí…já virou vício.

A banda ainda não tem álbum lançado, mas pelo que descobri, já tá logo aí o lançamento do debut. Enquanto isso não acontece, inicie seu contato com os singles lançados, em especial, o mais recente que constará nesse primeiro álbum.

E que venha logo esse álbum…

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ainda nas terras geladas

EINAR STRAY - “Chiaroscuro”

image Este é mais um exemplo do excelente som que prolifera nas terras nórdicas e o responsável desta vez chama-se Einar Stray. Pianista e guitarrista, esse garoto de 20 anos de idade vinda da cidade de Sandvika apresenta uma maturidade sonora em oposição à sua pouca idade.

Nesse debut, o EP “Chiaroscuro”, Einar apresenta um som ambient-experimental, apresentando sete faixas cuja construção melódica tem uma forte aura alternativa e sonoramente muito agradável.

Não é aquela música para todas as horas, porém é música para A hora em que você precisa se desintoxicar da poluição sonora que nos cerca diariamente e se revigorar – mente e corpo – embalado numa trilha sonora única.

Um grande primeiro álbum!

Einar Stray no MySpace

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

No mundo dos sonhos

PICA PICA - “Oh Captain, My Captain”

image É sempre assim na internet. Um link leva a outro que te apresenta mais algum e assim vai.

Recentemente comentei sobre a banda Maribel. Clicando aqui e acolá, descubro que a voz por trás desse projeto solo Pica Pica chama-se Rebekka Maria Markstein, ex-membro da Maribel.

Fiquei curioso no ato. E, lá fui procurar pelo som dessa moça de Oslo e achei ou melhor, me encantei!

Até o momento, Rebekka lançou esse EP Oh Captain, My Captain que traz sete músicas. No MySpace da garota você pode ouvir quatro delas, mas atenção ao faze-lo prepare-se para ser teletransportado, pois a sonoridade desse EP é uma verdadeira viagem.

A trilha sonora para o mundo dos sonhos onde uma voz doce e melodias quase infantis e encantadas ambientalizam o local, tornando aconchegante e acolhedor. E tudo isso é só seu, pois Rebekka consegue te tirar da realidade e colocá-lo na cadeira cativa do seu mundo paralelo.

Um dream pop de altíssima qualidade e que merece ser apreciado.

Embarque no Pica Pica MySpace e boa viagem!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ahhhh as aparências…

MARIBEL - “Aesthetic”

image

À primeira vista, Maribel soa como o nome de mais uma das deusas pops juvenis, como Kate Nash ou Lily Allen. Mas só à primeira vista, porque aqui estamos diante de mais um daqueles exemplos onde as aparências, felizmente, enganam.

Maribel é o nome de uma banda da Noruega que apresenta um som vigoroso, com personalidade.

Longe das referências pops citadas acima, essa banda passeia por vocais “abafados” em guitarras melodicamente ruidosas, que conferem uma sutileza sonora em meio àquelas distorções. Mantém uma cadência musical que evoca sentimentos profundos e até uma certa dose de melancolia. E ainda conseguem manter uma vibe dançante com batidas energéticas, cheias de intensidade, mas sem perder a ternura.

Maribel é mais um dos grandes nomes que o mundo da música escandinava nos presenteia. E esse debut mostra a que veio essa banda….e que venha mais!

Maribel no MySpace

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os suecos atacam de novo

NIKI & THE DOVE - “The Fox”

image

A Escandinávia me pegou pelos ouvidos com bandas Pop. Bandas cujo estilo me faz ouvir à exaustão cada faixa, de cada álbum, de cada banda.

Foi assim com The Electric Pop Group ou Those Dancing Days somente para citar o que tenho ouvido ultimamente de novo.

Desta vez, a Escandinávia me pegou novamente, agora mostrando suas variedades sonoras (que continuam com aquela qualidade).

imageO “carrasco” sonoro desta vez é a banda de Estocolmo, Niki & The Dove que traz um sinth-ethereal-pop com personalidade. São músicas que prendem, não necessariamente, pela sua cadência pop, mas pela sua complexidade já que transita numa linha tênue entre o dream pop e o eletrônico sem enveredar fortemente para nenhum dos dois lados, mas também sem desagradar a nenhum dos dois públicos.

E vale dizer que muito desse encantamento vem da bela voz, da belíssima Malin Dahlström.

O que descobri até o momento é que eles lançaram dois singles, sendo The Fox, o mais recente e cuja faixa título está disponível para download grátis no site da banda.

E aqui fica a pergunta… qual será o segredo da Escandinávia?

Niki & The Dove Official Site

Niki & The Dove no MySpace

segunda-feira, 16 de maio de 2011

É pra matar mesmo

REVEREND BIG O - “Songs to Kill Your Lovers By”

image Nunca o nome de um álbum esteve tão conectado com a sua essência musical. Na verdade é possível ir um pouco além de “matar o seu amor” e até se matar de tanta expectativa por músicas que parecem que nunca começam e, de repente, acabam.

O nome deste álbum foi o que me chamou a atenção. Sem dúvida, imaginei algo melancólico até porque a banda é sueca. Uma coisa, porém é melancolia com melodia. Outra coisa bem diferente é a melancolia pela quase ausência da melodia.

As música são lentas, tranquilas e introspectivas, o que seriam características muito positivas, mas não são envolventes. Falta uma pitada melódica ao menos para esse álbum da banda.

E não se deixem enganar pelas duas primeiras faixas do MySpace, elas não são deste álbum.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por um lado mais sombrio

The Raveonettes - “Raven in the Grave”

image

Diz o ditado para não se avaliar um livro pela capa, porém, em certas ocasiões há bons indícios dos caminhos a percorrer pela obra.

Isso se aplica muito ao mais novo álbum da banda dinamarquesa The Raveonettes. Em Raven in the Grave, ou “O corvo no túmulo” temos Suse Rose Wagner e Sharin Foo percorrer caminhos sombrios e melancólicos na sua sonoridade.

Um dos pilares que estruturou os trabalhos anteriores lá está, ou seja, o noise-shoegazer das guitarras ao estilo de Jesus and Mary Chain, mas não com tanto evidência. Essas guitarras ficam num segundo plano, densas sim, mas uma densidade obscura, não mais ruidosa. Já um outro pilar, o das referêncisa 50´s e 60´s, esses foram bem sublimados, não totalmente, mas aparecem muito sutilmente.

Para os fãs inveterados dos álbuns The Chain of Gang of Love ou Pretty Black a sensação de “falta algo” em Raven in the Grave pode acontecer. Por outro lado, se você gosta da obscurida 80´s, vai curtir muito esse álbum. Eu curti!

The Raveonettes Official Site 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os suecos são felizes!

THOSE DANCING DAYS - “Daydreams and Nightmares”

those dancing days_daydreams & nightmaresEm 2009 tive o prazer de vê-las ao vivo no festival Invasão Sueca promovido pelo SESC Pompeia. Garotinhas felizes e encantadas com a repercussão do seu sucesso em terras brasileiras mostrando um talento incrível ao vivo (principalmente a vocalista Linnea Jönsson).

Dois anos depois aquela “vibe teen” tão presente no álbum In Our Space Hero Suits migrou para uma forte essência dos anos 80. Essência captada de maneira evidente em referências do pós-punk (aliás na faixa “Can´t Find Entrance” os teclados remetem diretamente a Echo and The Bunnymen) mesclando momentos mais “obscuros” e mais dançantes, mas sempre com melodias encantadoras.

Daydreams and Nightmares mostra a transformação das pós-adolescentes suecas. Reforça que os anos 80 ainda tem muito a oferecer para a nova trupe de bandas e que muita, mas muita coisa boa pode vir desta mescla de gerações.

Those Dancing Days no MySpace

Those Dancing Days Official Site

sábado, 4 de dezembro de 2010

Suavidade Sueca

THE LOVEABLE TULIPS

image Pouca informação oficial, mas muito o que falar. The Loveable Tulips, pelo que vi, é um duo feminino da Suécia.

Aliás, procurei em outros blogs para “captar” algumas informações adicionais, porém as citações foram as mesmas… no data!

De qualquer maneira, vale a pena conhecer a sonoridade indie-alternativa dessas garotas que completam suas canções com vocais belíssimos e melodias suaves e intimistas.

Ouçam e se encantem no The Loveable Tulips no MySpace

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Encantador para dizer o mínimo

TAKEN BY TREES - “East of Eden”

00 - CoverVictoria Bergsman é o nome desta voz incrível que nos apresenta Taken By Trees, seu projeto solo iniciado em 2007 e que já rendeu 2 álbuns.

East of Eden é o último, de 2009, e traz uma vibe do oriente, do Oriente Médio, e pesquisando um pouco descobri que ela recrutou alguns músicos do Paquistão para esse álbum, um toque especial nesse indie pop bem suave.

Confiram no Taken by Trees no MySpace

sábado, 10 de abril de 2010

A sweet Mayday

ANNA TERNHEIM - “Leaving on a mayday”

Leaving on a mayday

Demorou, mas encontrei outro álbum desta sueca, cuja voz encanta e embala.

Seguindo uma linha similar ao Separation Road, Anna Ternheim mantém seu folk-pop neste álbum, que não é tão novo assim (foi lançado em 2008), e passeia por algumas vertentes diferenciadas, com ritmos e sonoridades bem interessantes como em “Let it rain”.

Independente de você conhecer ou não o álbum anterior, Leaving in a mayday, é uma excelente maneira apreciar Anna Terheim.

Vejam duas excelentes razões para ouvir esse album.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PUUTARHATRILOGIA

REGINA - “Puutarhatrilogia”

imageCalma, meus Caros, isso não é nenhum xingamento. É, apenas, mais uma nova pérola musical do mundo escandinavo.

Regina é o nome deste trio de eletro pop da Finlândia, que traz um mix sonoro bem interessante: mescla elementos do eletro pop, indie pop, com pitadas de um diverso leque de outras influências.E, para fechar com alto grau de diferenciação, eles cantam em finlandês (mas que parece japonês, parece!).

A banda já tem três álbuns lançados. Em 2005, saiu o seu debut chamado Katso Maiseema. O segundo, Oi Miten Suuria Voimia, de 2007. E o terceiro, é este que apresento aqui: Puutarhatrilogia, lançado no começo de 2009.

Garanto duas coisas: uma sonoridade distinta, muito pelos vocais e uma ótima trilha sonora para aqueles momentos de “enfado” da mesmice sonora.

Amplie os horizontes sonoros aqui

image

sábado, 2 de janeiro de 2010

Atualizando 2010

Ontem, uma sensação de “fim de ano”. Memórias, lembranças, emoções. Hoje, a sensação de “um ano todo pela frente”. Expectativas, desafios, energia.

Pensando no “ano todo pela frente”, The Sounds Of faz uma prévia do que está por vir em 2010 para algumas das bandas mais interessantes já apresentadas aqui.

AMY MACDONALD

Novo álbum da escocesa Amy Macdonald está previsto para 8 de março. O primeiro single deste álbum “Don´t Tell me That It´s Over”, tem data de lançamento em 1o. de março.

Até lá, vá curtindo o maravilhoso debut This is Life ou, se puder, programe-se para os primeiros show de Amy Macdonald em 2010:

A PLACE TO BURY STRANGERS

Eles lançaram um novo álbum em 2009, Exploding Head (vejam post a respeito) e estão em turnê para divulgação.

A retomada dos shows wm 2010 começa em fevereiro, na Austrália e segue até maio pelos EUA e Canadá, tendo também a participação de Big Pink. Que ótimo line up, não!?

Vejam todas as datas aqui.

BASIA BULAT

Já apresentei o novo single do novo álbum que será lançado em 25 de janeiro. Só pra constar na lista.

Se ainda não o ouviu, acesse. E se puder, veja ao vivo.

    Jan 16 - Toronto, ON Trinity Church (CD Pre-Release Show!)
    Feb 2 – Kingston, ON – Sydenham Street United Church
    Feb 4 – London, On – The Aeolian Performing Arts
    Feb 5 – Orillia, ON – Highwayman Inn and Conference
    Feb 6 - Guelph, ON Hillside Inside at Sleeman Ctr. w/ Final Fantasy, Bahamas
    Feb 7 – Hamilton, ON – The Casbah
    Feb 10 – Halifax, NS – St. Matthews United Church
    Feb 12 – Montreal, QC – L’Astral
    Feb 13 – Ottawa, ON – First Baptish Church
    Feb 25 – Winnipeg, MB – West End Cultural Centre
    Feb 27 – Saskatoon, SK – Amigo’s
    March 2 – Calgary, AB – Central United Church
    March 3 – Edmonton, AB – Starlite Room
    March 5 – Vancouver, BC – St. James Hall

THE ELECTRIC POP GROUP

Uma das grandes bandas apresentadas aqui. Na primeira audição, virei fã.

O segundo álbum da banda Seconds, acabou de ser lançado e já pode ser conferido no MySpace. Não perca tempo!

ILIKETRAINS

Eu conheci essa banda recentemente. Mais um da lista das “imperdíveis” e “esperáveis” (ok, me desculpem o péssimo neologismo). Mas a espera é intensa por um show aqui (até porque eles estavam fazendo turnê com Sisters of Mercy) ou pelo novo álbum, o qual eles já começaram a gravar agora em dezembro, e será lançado em 2010.

FORRO IN THE DARK

A banda brasileira radicada nos EUA acaba de lançar mais um álbum, Light a Candle.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin