ARCTIC MONKEYS - "I Tunes Festival - 2013"
terça-feira, 30 de junho de 2015
O que um posto de gasolina pode revelar?
ARCTIC MONKEYS - "I Tunes Festival - 2013"
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Lá eles tocaram
NIRVANA – “Live at the Paramount”
Quem esteve no Hollywood Rock de1993, começou naquele momento a se acostumar, ou pelo menos, se preparar para decepções homéricas com algumas “estrelas” do mundo da música.
Eu estive, e posso dizer que foi uma grande lição. Kurt Cobain, Chris Novoselic e Dave Grohl, chegaram ao Brasil naquele ano causando uma expectativa nos mortais que compraram ingresso para o Hollywood Rock de tal maneira, que tudo poderia sair erradao naquele final de semana, menos o show dos caras.
E… foi justamente aí que a coisa pegou. O show foi decepcionante. “Smells Like Teen Spirit” era o hino daquela galera. Tocava insistentemente nas principais rádios e na MTV e, de novo, tudo poderia sair errado naquele show, menos o momento de ouvir “Smells Like Teen Spirit” ao vivo. E não é que aconteceu de novo. Kurt sequer conseguia tocar os primeiros acordes. Três tentativas até que Dave Grohl e Chirs Novoselic passaram por cima do erro do companheiro e tocaram “à forceps” a tal aclamada canção.
Bem, para apagar momentos como esse ou para manter a referência do que poderia ter sido aquele show, é que existe esse DVD – Nirvana Live At The Paramount.
Gravado em 1991 no Teatro Paramount em Seattle, esse DVD serve como um “the best of” da carreira do trio, já que traz no playlist faixas dos três álbuns de estúdio (o fantástico Nevermind, In Utero e o primeiro da banda, Bleach, além do Acústico MTV).
O show é cru na produção, como não poderia ser diferente, inusitado em alguns momentos, como também não poderia deixar de se-lo, mas em linha com o que se espera em termos de performance – os caras tocam todas as músicas, mantem a energia em alta o tempo todo, agradam a platéia (e nesse caso quem vai assistir em casa) e destroem os instrumentos no final.
Nada além do que deveriam ter feito por aqui.
sábado, 25 de dezembro de 2010
Um raro talento americano
R.E.M - “Perfect Square”
O meu presente de natal para mim mesmo foi esse DVD, mas eu diria que foi como um presente de amigo secreto, já que não tinha nenhuma referência deste show.
Assisti, felizmente, R.E.M no Brasil. Um show memorável! Porém, esse DVD foi escolhido sem uma predileção específica. O que me chamou a atenção foi que parte das músicas havia sido escolhida pelos fans através do site da banda.
E que presente natal!!!
Perfect Square não é um show. É mais do que isso. É cativante, é envolvente, é maravilhoso!
Michael Stipe hipnotiza a platéia com sua performance de palco e seu carisma.
A banda passa por clássicos de anos e anos atrás com o mesmo vigor e satisfação do momento da criação destas faixas.
E a platéia percebe, reconhece e valoriza tudo isso.
Perfect Square é uma prova de que há salvação musical na terra do Tio Sam.
domingo, 19 de julho de 2009
DVD News – The Stone Roses
No final dos anos 80 e início dos 90, um movimento surgiu na cena musical inglesa – era o Britpop.
Deste movimento, destaco Charlatans UK, Inspiral Carpets e Happy Mondays, para citar alguns. E, claro The Stone Roses.
Recordo-me que quando lançaram o primeiro álbum homônimo, a aclamada publicação BIZZ da época comentou “e as pedras vão rolar novamente”.
Longe de compararmos ambos “Stones”, The Stone Roses me encantou com faixas como “Elephant Stone”, “Made of Stone”, “This is the one”, “Mersey Paradise”.
Ainda hoje, não me canso (e creio que nunca me cansarei) de ouvi-los. É sempre interessante!
Se você não tem a menor idéia do que estou falando, mas ficou interessado, então esse DVD é pra você. Agora, se você sabe do estou falando, então, UAU!!! esse DVD É PRA VOCÊ!
The Stone Roses Live in Blackpool traz uma “pobreza” visual, de produção (se é isso que você procura num DVD ao vivo). Por outro lado, é a coletânea perfeita para conhecer e curtir os grandes hits da banda. Canções clássicas como as citadas acima e outras mais fazem deste DVD um ótimo registro.
E ainda traz uma entrevista incrível, onde, com exceção da jornalista, ninguém mais fala :) e uma apresentação num programa de tv, na qual a acaba a energia elétrica no meio da apresentação…. :))
DVD News – The Smiths – Live in England
Como fã incondicional dos Smiths, sinto muitíssimo não ter tido a oportunidade de assisti-los ao vivo. Por isso, sigo numa busca por algum registro de algum show da banda. DVD´s com clipes há vários. Ao vivo, quase nenhum.
Há algumas semanas encontrei esse The Smiths – Live in England, gravado em 1983 quando do lançamento do primeiro álbum da banda - The Smiths.
Esse show foi gravado no Derby Assembly Room, localizado em Derby, distante cerca de duas horas de Londres (de trem).
Esse show não apresenta as mais conhecidas canções da banda (para os poucos familiarizados com a discografia dos Smiths), mas tem características fantásticas:
- traz clássicos como “Still ill”, “Hand in Glove” e “What difference does it make”
- embora seja em início de carreira, já mostra o vigor, a presença de palco de Morrissey
- desde o início, os fãs são “alucinados” pela banda
- e traz dois momentos inusitados (mas claro que não vou contar. Vejam e confiram)
Até agora, o único registro ao vivo de The Smiths. Até encontrar um mais recente, vou curtindo esse. E como vou!
DVD News – The Clash Live
The Clash dispensa comentários. Um ícone do punk rock, ainda atual com o mix sonoro que apresentaram ao mundo.
Recentemente assisit ao DVD “The Clash Live – Revolution Rock”. É um misto entre shows e documentário que traz uma coletânea de apresentações ao vivo, em diversos lugares, desde o início da carreira até momentos “mais recentes” com “Should I Stay or Should I Go” (aliás, você pode escolher entre assisitir às apresentações com os comentários ou simplesmente ver os shows).
A edição é muito boa e, o fato de ser um sequência de recortes, não interfere na dinâmica do DVD, o qual mostra bem o “caminhar” da banda entre o punk e o ska, além de evidenciar toda a energia e a versatilidade do Clash.
Em resumo, um excelente DVD.
terça-feira, 21 de abril de 2009
DVD News – Metallica e a Sinfônica de San Francisco
Para alguns, algo enfadonho. Para outros, a quintessência da música. Eu fico no meio termo, nem tanto ao céu e nem tanto à terra.
Gosto do Metallica. Não muito, hoje em dia, mas já fui grande fã do som desses caras, tanto que fui ao show aqui no Brasil. Um grande show!
Ao ver o anúncio desse DVD imaginei que seria algo interessante, mas ao mesmo tempo difícil de engrenar.
Acabo de assisti-lo e recomendo, tanto para os “enfadados” como para os “deslumbrados”.
Aos primeiros, digo que as nuances da música erudita deram uma aura diferenciada, mais soturna até, principalmente com os violinos, que por natureza de sua sonoridade, já nos remete a algo mais intenso.
Aos demais, digo que a energia do Metallica está ali presente, em todos os seus acordes, distorções e viradas.
Achei, entretanto, que a junção das duas escolas musicais deveria ser melhor explorada. Há momentos claros em que a participação da orquestra sinfônica deveria ter sido mais evidenciada (olha o crítico já se achando produtor), mas quem não o é, às vezes.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
DVD News – Loreena McKennitt
Uma amiga minha, Carol, me disse certa vez que achava incrível a maneira como eu descrevia os lugares. E, que tal descrição, junto com minhas fotos faziam com que ela se sentisse no lugar realmente.
Um elogio e tanto, principalmente, por eu não ser um escritor assim desse nível. E a prova está aqui. Não tenho palavras, expressões, formas para descrever a maravilha que é o dvd Nights from the Alhambra de Loreena McKennitt.
Vou tentar mesmo assim. E começo falando do lugar em si – o Palácio de Carlos V, em Alhambra – Espanha.
Não conheço a Espanha ainda, mas é o próximo destino na minha lista. E, se não o fosse, depois desse dvd, certamente seria.
Eles apresentam o palácio, destacando os detalhes e a influência da arquitetura árabe na Espanha, os quais deixam qualquer um pensando “UAU!!! isso realmente existe! Tenho que vê-lo pessoalmente”.
A forma como o espetáculo foi produzido – luz, decoração, efeitos não poderia apresentar melhor link entre o ambiente e a sonoridade de Loreena McKennitt.
O play list é perfeito, apresentando canções que passeiam por uma sonoridade quase etérea de um lado, e os tambores árabes de outro, sempre evocam sensações e sentimentos e uma aura únicos.
Sua voz, ao falar, é doce, suave. Ao cantar, encorpa-se e emana uma energia envolvente. E, seus músicos (aliás, de talento indiscutível) “inebriados”, vivem e transmitem todo esse turbilhão de emoções.
Nights from the Alhambra não é um show. Não é uma apresentação. É uma obra de arte, mas não uma obra de arte musical, mas uma obra de arte da humanidade!
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
DVD News - Morrissey - "Who put the M in Manchester"
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
DVD News - The Cure - "Trilogy"
Para quem curtiu The Cure nos anos 80, conhece o visceral álbum Pornography. Se você começou a curtir ou continuou curtindo a banda nos anos 90, conhece os melódico e quase etéreo Disintegration (que chegou a gerar rumores apocalípticos em relação à banda). E se você não conhece nada disso, é bem provável que não tenha se quer tomado conhecimento do Bloodflowers, lançado em 2000.